Central Educativa

7 vantagens da resina de PU para encapsulamento de placas eletrônicas

A resina de PU (poliuretano) normalmente é usada para impermeabilização, revestimentos, dentre outras utilidades. Neste artigo, contudo, você poderá saber um pouco mais sobre as vantagens dessa resina de PU para o encapsulamento de placas eletrônicas.

Antes, uma rápida explicação: o poliuretano é, antes de tudo, um elastômero versátil. O uso da química permite o isolamento e a manipulação de algumas propriedades do poliuretano, proporcionando soluções flexíveis.

7 vantagens da resina de PU para encapsulamento de placas eletrônicas

 

1) Alta capacidade de carga

O poliuretano tem uma capacidade de carga notável em tensão e compressão. Embora ele até possa sofrer alguma deformidade ao ser exposto a uma carga alta, retornará à forma original assim que se extinguir a carga.

2) Isolamento elétrico

Além da citada resistência a altas cargas elétricas, o poliuretano também serve como bom isolante elétrico, ideal para o encapsulamento de suas placas eletrônicas.

3) Resiste a ambientes agressivos

Um dos diferenciais do poliuretano é que ele pode resistir a condições adversas e difíceis, como, por exemplo, altas temperaturas, produtos químicos agressivos em geral, atrito, abrasão e afins.

4) Resiliência

Já que estamos falando de resistência, é importante falar um pouco sobre a resiliência dos materiais feitos de poliuretano. Suas propriedades elásticas e de absorção de choque podem ser muito úteis em diversas situações, inclusive em casos onde há vibrações de alta frequência ou quando é necessário uma rápida recuperação após a deformidade inicial.

Já foi dito que o poliuretano é resistente contra adversidades, e ele também sobrevive bem, mesmo quando exposto a coisas como água, óleo e graxa, diferentemente de algumas outras resinas. Isso acontece porque as propriedades do poliuretano permanecerão estáveis mesmo nessas condições, ou seja, haverá um inchamento mínimo.

Fora isso, a maioria dos poliuretanos à base de poliéster não permite o desenvolvimento de fungos, bolores ou mofo em geral.

5) Produção rápida e custo baixo

Se comparado com os materiais termoplásticos convencionais, o poliuretano tem um prazo de execução um pouco mais curto que o geral, e oferece um custo ferramental relativamente mais baixo. Seu custo de produção também é bem reduzido, tendo em vista que sua produção é massificada.

6) Proteção do segredo industrial

As resinas de poliuretano representam a mais avançada tecnologia em termos de proteção do segredo industrial e dos componentes para a indústria eletro/eletrônica, além de apresentarem inúmeras vantagens em relação aos produtos convencionais.

7) Versatilidade

Os poliuretanos são materiais versáteis que podem ser personalizados para muitas aplicações diferentes. A resina de poliuretano permite diversos tempos de cura, viscosidades, propriedades mecânicas, térmicas e durezas, podendo ser mais macia, “emborrachada” ou rígida.

Gostou do artigo? Compartilhe com pessoas que também possam gostar de saber dessas vantagens! Não se esqueça de deixar um comentário e conferir outros textos do site.