Central Educativa

Vantagens da espuma de poliuretano para o setor moveleiro

A escolha de um material de qualidade na confecção de móveis faz toda a diferença para o cliente final. Por isso, você deve comparar os diferentes materiais disponíveis e ver qual deles oferece mais vantagens para o seu negócio e seu comprador. Diante dessa questão, uma das melhores opções ultimamente tem sido a espuma de poliuretano para o setor moveleiro.

Vantagens da espuma de poliuretano para o setor moveleiro

O poliuretano é um material composto por um conjunto de polímeros termoplásticos, os quais se dispõe sob a forma de esponja, resina ou de borracha. É muito usado como isolamento acústico, isolamento térmico e até adesivo. Na indústria moveleira, ele é um material cada vez mais utilizado em diversas peças.

Para esclarecer a importância da espuma de poliuretano para o setor moveleiro, listamos aqui quatro vantagens que ela possui para a confecção de móveis. Acompanhe:

Alta durabilidade

A resistência de um material usado na confecção de um móvel é um dos principais fatores para sua qualidade. Em primeiro lugar, peças como sofás e cadeiras precisam suportar longos períodos sob pressão de diferentes ângulos. Naturalmente, isso leva a um desgaste mais rápido da maioria dos materiais, independente de qual seja.

Diante disso, é necessário escolher o material que melhor se adapte a essa pressão e sofra o menor dano possível. E a espuma de poliuretano atende muito bem a essas exigências.

Flexibilidade

Além de durável, a espuma de poliuretano também possui um alto grau de flexibilidade e compressibilidade. Ela pode ser compactada por longos períodos de tempo a até 90% de seu tamanho normal e depois retornar à forma original, sem sofrer nenhum dano prolongado.

Powered by Rock Convert

Graças a essa característica, a aplicação da espuma de poliuretano para o setor moveleiro é altamente eficaz, especialmente para a produção de estofamentos. Outras opções de material mais baratas, como alguns plásticos, são consideravelmente mais rígidos, levando a rachaduras na sua superfície.

Fácil de deixar no formato certo

A espuma de poliuretano também facilita bastante o processo de fabricação dos móveis. Devido à sua flexibilidade e ao seu método de fabricação, é possível ajustá-la facilmente para que se encaixe no formato desejado. Isso inclui desde o estofamento de uma cadeira até um sofá.

Isso facilita também o uso de ferramentas durante a confecção, sejam elas máquinas para linha de montagem ou para confecções artesanais.

Melhor relação custo x benefício

As qualidades não são o único fator a ser considerado. Se fosse assim, apenas os materiais mais caros teriam qualquer valor. Na realidade, o mais importante é buscar uma boa relação entre custo e benefício, em que o dinheiro investido no material gere o melhor produto para o cliente final. A espuma de poliuretano oferece uma boa relação entre esses dois fatores, pois apresenta um bom número de qualidades e um preço razoável.

Agora que você entende o valor da espuma de poliuretano para o setor moveleiro, pode escolher o melhor material para a confecção de suas peças. Se quiser continuar acompanhando nossas dicas, assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.

 

Powered by Rock Convert