Central Educativa

Usos do poliuretano na indústria moveleira

O setor moveleiro passa por constantes mudanças e sempre precisa se adaptar, pois as tendências desse mercado demandam cada vez mais inovação. Mesmo assim, o Brasil não fica para trás: somos o 5º maior produtor de móveis em todo o mundo e um dos que mais exporta. E é justamente por isso que falar de poliuretano na indústria moveleira é muito importante aqui, visto que propor novidades é essencial para a manutenção do mercado.

O poliuretano tem se mostrado muito versátil e útil em diversas indústrias, com diversas possibilidades de aplicação. É uma alternativa inovadora e eficiente na hora de repaginar a produção. Em se tratando especificamente da indústria moveleira, o poliuretano tem sido útil tanto no design quanto no desempenho e funcionalidade dos móveis.

Espumas

Uma das opções de uso para o poliuretano é espuma em geral, para gerar mais conforto em sofás, colchões, travesseiros e poltronas. Além disso, também serve para fazer revestimento e colagem de outros produtos, e ajuda a melhorar a resistência dos móveis.

Sua versatilidade, aliada à tecnologia de alta performance, permite que a indústria moveleira se beneficie muito com o poliuretano, conseguindo atender à demanda de produtos que exigem mais conforto, durabilidade, maciez e suavidade. A espuma fria e o visco respirável são exemplos de aplicações do poliuretano que geram ótimos resultados em seus móveis.

Powered by Rock Convert

Amortecimento, revestimento e estrutura

O poliuretano tem uma larga aplicação no amortecimento e revestimento de móveis, inclusive nas peças que imitam couro ou madeira, e serve para compor também a estrutura desses móveis. Uma cadeira (mesmo na área hospitalar), por exemplo, pode ter poliuretano em seu encosto, em seu revestimento, em sua estrutura, no assento e até nos descansos de braço.

As vantagens do poliuretano são tantas que conseguem aumentar o valor agregado dos móveis, tornando-os muito mais competitivos no mercado e bem mais lucrativos.

Imitação de couro e madeira

Além de todas as vantagens já apresentadas até agora, o poliuretano também é ótimo para imitação de couro e madeira. O material é muito diverso e pode dar vários acabamentos diferentes para os móveis, tendo sempre as características exatas, pois é fabricado conforme a necessidade de uso. Da mesma forma, é uma opção de excelente custo-benefício, que gera economia para as empresas, e também bastante tecnológico, moderno e avançado, entre outros benefícios.

Em resumo, a aplicação do poliuretano na indústria moveleira é altamente vantajosa e benéfica para quem compra e para quem produz. Portanto, vale a pena investir.

Este artigo esclareceu suas dúvidas sobre o uso do poliuretano na indústria moveleira? Então, comente e compartilhe com seus amigos que possam se interessar! Há outras coisas interessantes para ler aqui no site, não se esqueça!

Powered by Rock Convert