Central Educativa

Saiba tudo sobre a espuma flexível de poliuretano

A espuma flexível de poliuretano é uma tecnologia muito versátil usada de várias formas hoje em dia, afetando a vida de muitas pessoas e trazendo inovações. Porém, apesar de ser tão presente no cotidiano, nem todo mundo conhece bem essa tecnologia. Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre ela.

História da espuma de poliuretano

O poliuretano foi criado em 1937, na Alemanha, mas a primeira produção industrial da espuma flexível só aconteceu em 1954, a princípio na Europa e depois nos Estados Unidos. Existem muitos tipos de espuma de poliuretano, podendo ser aplicadas para os mais diversos fins. Nenhum outro material é tão usado para uma gama tão grande de necessidades. Atualmente, só na União Europeia, são produzidos cerca de 900 mil toneladas deste material por ano.

Com o passar do tempo, a tecnologia foi aprimorando essa espuma de forma contínua, tornando-a mais flexível e interessante para diversos mercados e necessidades. Atualmente, a espuma flexível de poliuretano pode ser usada para fazer uma esponja de cozinha ou o para-lama de um caminhão, graças a sua versatilidade, economia, leveza e durabilidade.

Aplicações na indústria

Hoje em dia, a espuma de poliuretano é comumente usada como amortecedor em muitos produtos do dia a dia, reduzindo os impactos e aumentando a qualidade de mercadorias como móveis, equipamentos de transporte e afins. Os setores industriais como o de transporte, automobilístico e de movelaria consomem bastante a espuma de poliuretano. Quando é adquirida por esses grandes consumidores, normalmente a compra acontece em grandes blocos de espuma.

Para a indústria automobilística, a espuma é usada a fim de fazer assentos, encostos para as costas e a cabeça, para-lamas, anéis de suporte para pneus run-flat e sistemas internos em geral, cama para caminhões, dentre outras coisas. Isso tem ajudado esse setor produtivo a trazer grandes ganhos para os automóveis, reduzindo seu peso, a umidade e o calor, além de aumentar o conforto, a absorção de energia, durabilidade, eficácia do combustível, a resistência e a resiliência do produto. Em resumo, a espuma de poliuretano contribui e muito para tornar o setor mais seguro e moderno.

A indústria voltada para a produção de camas também tem se beneficiado com a espuma flexível de poliuretano, aumentando a qualidade, conforto e durabilidade de seus colchões. A nova onda de colchões pillow-top exigiu dessa indústria que eles se tornassem maiores e mais grossos, e os blocos de espuma de poliuretanos são perfeitos para isso.

espuma flexível de poliuretano

Por ser leve e contribuir para a absorção de impactos e ter uma boa resistência à água, também é comum encontrar a espuma de poliuretano servindo como proteção para embalagens de produtos sensíveis, como os eletrodomésticos, joias e produtos frágeis ou delicados.

Até na indústria têxtil a espuma é aplicada, servindo para criar uma camada de isolante térmico em roupas e aumentar a resistência contra rasgos e fogo. Esse material tem sido usado inclusive para a produção de botes salva-vidas, barracas, tendas, bolsas, etiquetas e muitos outros produtos.

A espuma flexível de poliuretano não é só ideal para fins práticos ou estruturais, mas também ajuda a garantir conforto, durabilidade e resiliência aos produtos, e é por isso que se pode encontrá-la na fabricação de cadeiras, assentos de auditórios e estádios, além de almofadas de estofados e tantos outros objetos cotidianos.

A espuma também serve para absorção de energia e impactos, e por isso acaba sendo usada até mesmo em carpetes. Ela não precisa ser muito espessa nem estar em grande quantidade, então oferece um ótimo acabamento aos carpetes, não apenas em termos de funcionalidade e longevidade (o tempo de uso do carpete pode aumentar em 50%), mas também em termos estéticos. A manutenção de seu carpete de espuma de poliuretano é muito mais simples e barata.

Vantagens do uso da espuma flexível de poliuretano

Além disso, carpetes feitos com a espuma flexível de poliuretano absorvem até metade dos sons das “andanças” por aí, diminuindo o barulho nos escritórios, ou até mesmo na sala da sua casa. O carpete feito com essa espuma também serve como isolante térmico, e essa característica pode ser observada em todos os produtos que contenham esse material.

As vantagens do produto não terminam por aí, já que a indústria de espuma de poliuretano é uma das que menos produz resíduos.

Por conta de sua alta qualidade e favorecimento da durabilidade do produto, ela diminui a frequência das trocas de carpetes, móveis e outros itens.

A redução das trocas da mercadoria também gera economia para o cliente final e, como se isso não fosse bom o suficiente, o fabricante também paga mais barato pela espuma flexível de poliuretano, essa opção moderna, barata, de alta qualidade e onde todo mundo sai ganhando.

Quando essa espuma é descartada, vai para usinas de lixo de energia que recuperam seu conteúdo, transformando-o em eletricidade ou calor, o que só aumenta ainda mais sua viabilidade econômica.

Este artigo esclareceu suas dúvidas sobre a espuma flexível de poliuretano? Aqui no site você encontra muitos outros conteúdos desse tipo, então não se esqueça de dar uma conferida depois de deixar seu comentário e compartilhar com os amigos.