Central Educativa

Saiba qual material possui maior desempenho térmico para as câmaras frigoríficas

A qualidade de um sistema de refrigeração é muito importante para diversas pessoas, sejam aquelas que estão colocando um freezer em casa ou aquelas que buscam maior desempenho térmico para câmaras frigoríficas em um estabelecimento comercial. Se este último é o seu caso, então você certamente quer escolher o melhor material para construir seu frigorífico.

Saiba qual material possui maior desempenho térmico para as câmaras frigoríficas

Muitos materiais já foram usados como isolantes térmicos ao longo da história. Hoje em dia, há substâncias sintéticas que contribuem amplamente para melhor desempenho térmico de qualquer espaço. Especialmente em frigoríficos, onde geralmente são preservados alimentos e produtos químicos.

Câmaras frigoríficas necessitam de materiais apropriados. Fonte: Google

Ao abrir um estabelecimento comercial que exija uma câmara frigorífica, é importante escolher a substância certa, ou você pode ter perda de eficiência e aumento de prejuízos no médio e longo prazo. Não só em questão de gasto de energia para manter tudo resfriado, mas também em relação à segurança do ambiente.

Se você está buscando um material de maior desempenho térmico para as câmaras frigoríficas no seu estabelecimento, então há duas opções mais comuns: o Poliestireno Expandido, abreviado como EPS, e o Poliuretano, abreviado como PU. Ambos são bem utilizados no mercado, mas possuem finalidades e capacidades diferentes.

Para que você possa escolher aquele que melhor se encaixa em sua demanda, vamos explicar um pouco sobre as qualidades de cada um deles e como seu uso é mais indicado. Acompanhe.

Poliestireno Expandido

Conhecido informalmente como “isopor”, o EPS é um material de densidade mediana utilizado como isolamento térmico por mais de 50 anos. Seu uso comercial é bem difundido, apresentando uma performance razoável, que atendia às demandas de sua época.

Porém, com o tempo, ele se provou uma ferramenta pouco eficiente, apresentando risco de incêndio, baixa resistência à umidade, baixa resistência mecânica e, em alguns casos, capacidade insuficiente de isolamento térmico. Hoje em dia, ele não é o material de maior desempenho térmico para câmaras frigoríficas, mas ainda é utilizado em alguns casos.

No geral, ele é a alternativa de menor custo e descartável, sendo usado em freezers portáteis baratos, por exemplo. Porém, para uma câmara frigorífica, ele não é o material mais adequado.

Poliuretano

Pensando justamente nas falhas e defeitos do Poliestireno Expandido, foi criado o PU, um material mais resistente e eficiente que a média. Em primeiro lugar, ele é muito mais eficiente como isolamento térmico, evitando a entrada de calor na câmara.

Como utilidade adicional, ele também possui aderência própria, servindo como cola industrial para os materiais ao redor. Além de poder auxiliar a dar sustentabilidade à estrutura, com a chamada espuma estrutural. Isso diminui os custos de montagem em comparação com o EPS, além de tornar o processo muito mais prático.

Apesar disso, ele pode apresentar riscos de incêndio, pois pode ser um material inflamável.

No geral, o PU é o mais adequado para instalações de longo prazo, como deve ser o caso da sua câmara.

Com estas informações, você já deve saber qual é o material com maior desempenho térmico para câmaras frigoríficas. Se quiser receber uma cotação do nosso produto, clique aqui e entre em contato conosco.