Central Educativa

Vantagens do revestimento de poliuretano para calçamento

Em espaços industriais, é obrigatório que você tenha materiais de boa qualidade para preencher a pavimentação e calçamento do solo. Qualquer pequena fenda pode levar ao acúmulo de produtos químicos nocivos, danificando a estrutura do local e/ou colocando em risco a integridade de todos os trabalhadores da área. Uma boa solução nesse caso é utilizar o revestimento de poliuretano.

Saiba por que usar o revestimento de poliuretano para calçamento

“Poliuretano” é o nome dado a polímeros termoplásticos, que podem ser usados na forma de espumas, borrachas ou resinas. Geralmente servem a um propósito isolante, seja térmico, químico ou acústico. Você provavelmente já o encontrou em diversos materiais e outros espaços industriais. Utilizá-lo em ambientes industriais é uma boa forma de garantir segurança e praticidade.

Ainda não está convencido? Então veja aqui algumas das vantagens de aplicar o revestimento de poliuretano em sua empresa:

Alta resistência mecânica

A primeira qualidade do poliuretano como material para calçamento é sua forte integridade e resistência a impactos mecânicos. Considerando os espaços onde esse material costuma ser utilizado, é muito importante que ele possa suportar toda a pressão do peso de equipamentos, pessoas circulando, entre outros danos. Como o material é bem consistente, isso não costuma ser um problema. Além disso, o poliuretano também possui alta resistência à intempéries.

Baixa toxicidade

Muitos materiais utilizados em ambientes industriais tendem a ser nocivos para os trabalhadores, o que aumenta o custo com proteção e segurança. Felizmente, a cobertura de poliuretano é excelente para prevenir danos, pois como esse revestimento possui ótima consistência química, ele não é tão afetado por materiais tóxicos e ácidos, ajudando a proteger o resto da estrutura.

Powered by Rock Convert

Isolamento elétrico

O revestimento de poliuretano também é um excelente isolante elétrico para o ambiente industrial, especialmente em locais que possuem grande circulação de energia. Máquinas muito grandes podem puxar bastante energia e criar correntes elétricas, gerando interferências em outros aparelhos. Sua resistência pode chegar a 40 kv por milímetro. Com esse isolamento, o risco de algum acidente é bem menor.

Fácil manuseio e aplicação

O poliuretano é aplicado em uma camada única sobre a superfície desejada, ao invés de depender de múltiplas camadas para gerar a resistência necessária. Isso torna seu manuseio e sua aplicação muito mais simples, rápidos e práticos do que de outros materiais. Por ser líquido ele pode escoar e preencher melhor os espaços. É possível aplicar o material e aproveitar seus benefícios em menos tempo. O poliuretano também proporciona melhor escoamento e preenchimento dos espaços.

Resistência à radiação

Essa é uma qualidade importante quando você lida com materiais radioativos. Em algumas indústrias, o revestimento de poliuretano pode ser usado como proteção secundária para materiais radioativos, evitando pequenas propagações que causam danos à saúde da equipe.

Fácil de limpar

Por fim, mas não menos importante, o poliuretano também é fácil de higienizar, pois sua superfície é plana e bem resistente a diversas substâncias. Seja com água ou com algum material especial, não será muito difícil mantê-lo dentro dos padrões adequados de conservação e higiene.

Agora que você conhece melhor as vantagens do revestimento de poliuretano para calçamento, é hora de começar a usá-lo em sua empresa e aproveitar suas qualidades. Quer continuar recebendo mais dicas? Então assine a newsletter e fique sempre por dentro das novidades.

Powered by Rock Convert