Central Educativa

Entenda a importância da manutenção em ponte rolante

Realizar a manutenção em ponte rolante periodicamente é indispensável para qualquer indústria, não apenas para garantir o pleno funcionamento do equipamento, mas também para gerar mais economia no dia a dia.

Planejar-se para preservar a integridade do maquinário evita danos imprevisíveis. Eles podem comprometer todo um processo de trabalho por tempo indeterminado e gerar prejuízos que poderiam ser evitados com cuidados simples de conservação.

A seguir, entenda porque a manutenção em ponte rolante é tão necessária, qual a frequência ideal para a sua realização e as vantagens do graute como um aliado nesse processo!

Por que a manutenção em ponte rolante é necessária?

O trilho das pontes rolantes, quando não estão protegidos por materiais como o graute, sofrem um constante processo de desgaste e deformação, devido ao atrito com o carrinho.

É justamente esse desgaste que torna a manutenção em ponte rolante tão importante. Por isso é importante realizá-lo de maneira preventiva, de acordo com as recomendações do fabricante, para que seu funcionamento não seja comprometido com o passar do tempo.

Além desse cuidado, é possível também reduzir a frequência com que o equipamento precisa ser reparado, graças ao graute, que recobre e preserva a integridade do trilho.

Saiba mais sobre como aumentar a durabilidade da ponte rolante

Qual a frequência ideal para realizar esse cuidado?

Normalmente, a manutenção em ponte rolante precisa ser feita ao menos uma vez por ano, mas esse tempo pode variar de acordo com cada modelo e intensidade de trabalho.

Quando não há acompanhamento do fabricante, o ideal é que as condições gerais dos itens do equipamento sejam avaliadas por um especialista, para que as manutenções de rotina sejam determinadas de maneira personalizada.

Powered by Rock Convert

Entre os principais itens a serem observados estão:

  • Comandos;
  • Condições elétricas;
  • Cabos e acessórios;
  • Translação e elevação da ponte e do carro;
  • Trilhos e rolamentos;
  • Freios;
  • Lubrificação geral.

Com o uso do graute, é possível estender o tempo que a ponte rolante leva para se deteriorar, fazendo com que a necessidade de manutenções seja aumentada para cada 5 ou 6 anos.

Quais as principais vantagens do graute na ponte rolante?

Além dos benefícios de conservação que citamos anteriormente, que geram uma clara economia com a manutenção em ponte rolante, o graute ainda agrega outras vantagens que o tornam excelente para a indústria.

Com ótima elasticidade, excelente durabilidade e baixíssima toxicidade, que permite seu uso em locais fechados, o material conta com uma elevada durabilidade, que é estimada em até 20 anos.

Seu uso ainda permite um nivelamento perfeito do trilho da ponte rolante, o que melhora a usabilidade dos operadores e evita a ocorrência de problemas mecânicos.

Conservação do maquinário: por qual solução optar?

Conforme ressaltamos, a manutenção em ponte rolante é um cuidado indispensável em qualquer situação, mas isso não quer dizer que ações possam ser tomadas para diminuir a sua frequência.

Sendo assim, o graute pode ser considerado a solução mais vantajosa para esse tipo de equipamento, pois ele evita manutenções de alta frequência, melhora o seu desempenho e, consequentemente, proporciona uma imensa economia.

E você, sabia das vantagens que o graute pode agregar na sua conservação? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco!

Powered by Rock Convert