Realizar a manutenção em ponte rolante periodicamente é indispensável para qualquer indústria, não apenas para garantir o pleno funcionamento do equipamento, mas também para gerar mais economia no dia a dia.

Planejar-se para preservar a integridade do maquinário evita danos imprevisíveis. Eles podem comprometer todo um processo de trabalho por tempo indeterminado e gerar prejuízos que poderiam ser evitados com cuidados simples de conservação.

A seguir, entenda porque a manutenção em ponte rolante é tão necessária, qual a frequência ideal para a sua realização e as vantagens do graute como um aliado nesse processo!

 

Por que a manutenção em ponte rolante é necessária?

O trilho das pontes rolantes, quando não estão protegidos por materiais como o graute, sofrem um constante processo de desgaste e deformação, devido ao atrito com o carrinho.

É justamente esse desgaste que torna a manutenção em ponte rolante tão importante. Por isso é importante realizá-lo de maneira preventiva, de acordo com as recomendações do fabricante, para que seu funcionamento não seja comprometido com o passar do tempo.

Além desse cuidado, é possível também reduzir a frequência com que o equipamento precisa ser reparado, graças ao graute, que recobre e preserva a integridade do trilho.

 

Qual a frequência ideal para realizar esse cuidado?

Normalmente, a manutenção em ponte rolante precisa ser feita ao menos uma vez por ano, mas esse tempo pode variar de acordo com cada modelo e intensidade de trabalho.

Quando não há acompanhamento do fabricante, o ideal é que as condições gerais dos itens do equipamento sejam avaliadas por um especialista, para que as manutenções de rotina sejam determinadas de maneira personalizada.

Entre os principais itens a serem observados estão:

  • Comandos;
  • Condições elétricas;
  • Cabos e acessórios;
  • Translação e elevação da ponte e do carro;
  • Trilhos e rolamentos;
  • Freios;
  • Lubrificação geral.

Com o uso do graute, é possível estender o tempo que a ponte rolante leva para se deteriorar, fazendo com que a necessidade de manutenções seja aumentada para cada 5 ou 6 anos.

 

Quais as principais vantagens do graute na ponte rolante?

Além dos benefícios de conservação que citamos anteriormente, que geram uma clara economia com a manutenção em ponte rolante, o graute ainda agrega outras vantagens que o tornam excelente para a indústria.

Com ótima elasticidade, excelente durabilidade e baixíssima toxicidade, que permite seu uso em locais fechados, o material conta com uma elevada durabilidade, que é estimada em até 20 anos.

Seu uso ainda permite um nivelamento perfeito do trilho da ponte rolante, o que melhora a usabilidade dos operadores e evita a ocorrência de problemas mecânicos.

 

Conservação do maquinário: por qual solução optar?

Conforme ressaltamos, a manutenção em ponte rolante é um cuidado indispensável em qualquer situação, mas isso não quer dizer que ações possam ser tomadas para diminuir a sua frequência.

Sendo assim, o graute pode ser considerado a solução mais vantajosa para esse tipo de equipamento, pois ele evita manutenções de alta frequência, melhora o seu desempenho e, consequentemente, proporciona uma imensa economia.

Recommended Posts