Central Educativa

Graute de cimento ou de poliuretano? Entenda as diferenças

Os grautes são utilizados para preencher espaços vazios de difícil acesso, sejam eles confinados, semiconfinados, com muitos obstáculos ou ainda com cavidades muito estreitas.

Saber quando optar pelo graute de cimento ou de poliuretano pode fazer toda a diferença em termos de desempenho, não importa qual seja a finalidade do seu uso.

Por isso criamos esse conteúdo. Tenha mais informações sobre essas 2 opções, suas principais características e qual é a solução que mais se destaca nesse mercado. Boa leitura!

Conheça as diferenças entre o graute de cimento e de poliuretano

Características do graute de cimento

Muito utilizado na construção civil, principalmente no preenchimento de espaços vazios em blocos ou canaletas, o graute de cimento pode ser considerado como a opção mais tradicional.

Apesar de relativamente comum, seu uso é conhecido por provocar muita sujeira e exigir um longo período de cura para o material, que muitas vezes não corresponde à agilidade necessária em um canteiro de obras.

Outro limitador é a espessura mínima que o graute de cimento exige para iniciar a aplicação, que varia de 30 a 50 mm.

Por fim, o material ainda apresenta alguns riscos durante a sua utilização, como a eventual presença de bolhas ou a possibilidade de trincar com algumas movimentações.

Por que o graute de poliuretano é mais vantajoso?

Entre o graute de cimento ou de poliuretano, é possível afirmar que a segunda opção é mais vantajosa, dadas as características avançadas que o material consegue agregar durante qualquer tipo de grauteamento.

Além de contar com um preenchimento de base totalmente isento de bolhas, a cura do material é extremamente rápida, podendo ser feita em até 24 horas.

Powered by Rock Convert

Outro benefício é a sua viscosidade baixa, que é capaz de fluir em bases com espessura de preenchimento de 5 a 6 mm.

Apesar de rígido, o material apresenta características maleáveis, que são capazes de acompanhar a dilatação do concreto e do aço, evitando rachaduras.

Por fim, sua aplicação é totalmente limpa, rápida e inodora, fato que o torna ainda mais popular e preferido entre aqueles que precisam optar entre o graute de cimento ou de poliuretano.

Quais as vantagens do graute Shimfast?

Com tecnologia nacional, a Shimtek se destaca no mercado com a solução Shimfast, um material sintético fundível no local a temperatura ambiente, com um excelente módulo de elasticidade. Por meio dessa nova solução, não restam dúvidas ao escolher entre o graute de cimento ou de poliuretano!

Com excelente resistência química, o Shimfast não sofre efeito da ação de diversas substâncias, como:

  • Álcalis;
  • Óleos minerais;
  • Vegetais e animais;
  • Graxas;
  • Solventes derivados do petróleo;
  • Atmosferas úmidas e marinhas.

Seu uso pode ser incorporado à brita para a redução do consumo e, sem reação exotérmica elevada.

Outra ótima vantagem, é que o Shimfast, por ser líquido, preenche melhor os espaços, e ainda é auto-nivelante.

Além disso, sua toxicidade baixa permite que ele seja usado em locais fechados, sem a necessidade de ventilações forçadas nos ambientes.

—-

E você, já sabia qual a melhor escolha entre o graute de cimento ou de poliuretano? Quer saber ainda mais sobre soluções inovadoras como o Shimfast? Então continue acompanhando o conteúdo exclusivo do blog!

Powered by Rock Convert