Central Educativa

Como aumentar a durabilidade da ponte rolante

Como aumentar a durabilidade da ponte rolante? A vida útil de equipamentos fundamentais para o cotidiano das empresas é um cuidado que pode impactar diretamente nos resultados. É o caso da ponte rolante no segmento industrial.

Seja por meio de manutenções preventivas ou soluções capazes de agregar mais resistência e melhor desempenho às peças, é possível evitar eventuais danos e avarias, e todos os prejuízos que eles podem trazer.

Por isso criamos esse conteúdo. Entenda o que mais prejudica o maquinário, como aumentar a durabilidade da ponte rolante e qual a importância do graute para a sua conservação. Boa leitura!

Principal cuidado para aumentar a durabilidade da ponte rolante: Evite desgaste!

A principal fonte de avarias nos equipamentos de uma indústria geralmente é o desgaste provocado justamente pela demanda diária de funcionamento. No caso da ponte rolante, é natural imaginar que, ao carregar equipamentos pesados todos os dias, os trilhos e as rodas vão começar a se deteriorar.

É justamente esse desgaste que gera a manutenção. Por isso, é preciso respeitar os limites de peso e horas de uso indicados pelo fabricante para que os reparos não sejam mais frequentes que o necessário!

Um dos meios mais comuns para aumentar a durabilidade da ponte rolante e gastar significativamente menos com trocas ou reparos é a instalação de graute no trilho. Dessa forma, há redução do impacto, da pressão e do atrito exercidos sobre ele pela roda.

Mantenha as manutenções sempre em dia

Conforme mencionamos, a demanda por manutenções é proporcional ao uso da sua ponte rolante. Por isso é imprescindível seguir as recomendações do fabricante. Essas recomendações indicam os limites diários de sua operação e a periodicidade das manutenções preventivas.

O ideal é sempre realizar esse trabalho de prevenção para que as manutenções corretivas não sejam necessárias. Caso uma eventualidade as exija, opte sempre por mecânicos de confiança, de preferência ligados à marca do seu equipamento.

Manutenções internas também são uma realidade, principalmente nas grandes empresas, que possuem time próprio de mecânicos. Eles proporcionam um controle corretivo e preventivo muito mais constante e completo.

Powered by Rock Convert

A lógica é simples: investir em manutenções corretivas, que são previsíveis e financeiramente controláveis, é muito mais barato e assertivo que nas corretivas, que são imprevisíveis e mais caras.

Mesmo com a importância das ações preventivas, o mercado segue evoluindo e proporcionando mais vantagens ao desempenho dos equipamentos industriais.

Continue lendo e, no próximo item, saiba mais sobre o graute e seus principais benefícios.

Utilize o graute para aumentar a durabilidade da ponte rolante

Cada vez mais comum entre as indústrias, o uso do graute, que também já mencionamos anteriormente, permite aumentar a durabilidade da ponte rolante. Este cuidado, proporciona mais economia até mesmo em relação às manutenções preventivas.

Para se ter uma ideia, a manutenção dos trilhos normalmente é realizada uma vez ao ano. Com o graute, a necessidade desse reparo passa a ser a cada 5 ou 6 anos. A durabilidade do material, inclusive, é indeterminada. Contudo, registros apontam uma média de até 20 anos, em que a única necessidade de manutenção inclui os aparelhos em si.

Além disso, o material ainda possibilita o nivelamento perfeito do trilho. Desse modo, é garantido uma excelente usabilidade aos operadores e um padrão ainda maior de durabilidade das peças da ponte rolante.

Aposte em medidas preventivas para aumentar o desempenho da sua empresa

Bons gestores sabem o valor da cautela na tomada de decisões no mercado competitivo ou mesmo frente aos desafios cotidianos que se apresentam em qualquer negócio.

Com isso em mente, fica claro que aumentar a durabilidade da ponte rolante representa mais que um simples cuidado com o patrimônio da empresa. Por meio disso, mas trata-se principalmente de preservar a sua saúde financeira, evitando que um dos bens mais imprescindíveis para a sua logística interna fique parado sem aviso!

Além das próprias manutenções preventivas, que nem por isso devem ser ignoradas, a importância do graute também demonstra como o cenário competitivo se retroalimenta de novas e inovadoras soluções. E essas novidades refletem cada vez mais no desempenho dos empreendedores e, consequentemente, na satisfação dos consumidores.

Gostou de saber mais sobre os cuidados com a sua ponte rolante? Quer ficar por dentro de ainda mais assuntos relevantes como esse? Então não perca as próximas novidades exclusivas do blog Shimtek!

Powered by Rock Convert