Central Educativa

Conheça o melhor material para isolamento térmico

Escolher o melhor material para isolamento térmico de um local requer um bom estudo, pois existem diversas opções no mercado que são eficazes para muitas ocasiões.

Alguns desses materiais  podem ser aplicados com mais eficácia em paredes, enquanto outros têm melhor resultado em tetos ou pisos.

Além disso, o tipo de imóvel também determina o resultado final. Os setores industriais podem ter um melhor isolamento térmico com uma determinada variedade de material e a construção civil pode exigir um trabalho diferente.

De qualquer forma, o importante é ter a garantia de que os objetivos sejam alcançados, com o uso de soluções de qualidade, que não ocasionem gastos desnecessários e contratempos.

A seguir, confira algumas opções, com destaque para o melhor material para isolamento térmico.

Quais as condições para essa escolha?

Antes de saber quais são os materiais mais indicados, é fundamental conhecer os fatores que influenciam positivamente na seleção do material.

Para escolher um material que esteja de acordo com as expectativas iniciais, verifique se o componente:

  • É resistente à água ou qualquer tipo de umidade;
  • Suporta quaisquer imprevistos de ordem estrutural;
  • Tem resistência térmica alta;
  • Tem baixa condutividade;
  • Tem uma vida útil longa em relação aos seus similares;
  • Suporta a deterioração natural do tempo – para isso, uma boa qualidade é primordial.

Materiais usados para isolamento térmico

Como já mencionado, alguns materiais se adaptam melhor a certos ambientes, tanto em tipo quanto em tamanho. Os preços também variam bastante.

Veja quais são esses materiais e como eles podem ser utilizados.

Lã de rocha

É feita de rochas basálticas especiais e outros minerais. Esses componentes ficam aquecidos em temperaturas que chegam a 1500ºC e se tornam filamentos, que, por sua vez, dão origem a produtos que podem ser flexíveis ou duros, de acordo com o nível de compactação.

A lã de rocha pode estar em forma de:

  • Feltro – Esse item tem mais eficácia no isolamento acústico do que no térmico;
  • Jaqueta térmica – Mais resistente, inclusive à ação do fogo;
  • Tubo – Sua forma é ideal para aplicação em encanamentos;
  • Manta – Também pode ser usado em tubulações, além de superfícies irregulares;
  • Painel – Tem inúmeras densidades, por isso é versátil. Pode ser usado em ambientes industriais.

Cortiça

A cortiça é leve e resistente, o que também a torna uma opção viável. Fonte: Google

É bastante leve, pois mais da metade de seu volume é composto por ar. Se adapta bem às mudanças de pressão e temperatura, pois ao ser apertada, não aumenta de volume no lado oposto.

Não se deteriora com o passar dos anos por ter resistência, principalmente à umidade. É um produto impermeável.

Tem uma lenta combustão e não se deforma em caso de choques. Assim, mantém suas propriedades originais por muito mais tempo.

A cortiça é um material que não promove absorção de pó e, por essa razão, pode ser considerado antialérgico.

Lã de vidro

Pode ser usada tanto em instalações industriais quanto em comerciais. É considerada um dos melhores materiais para isolamento térmico.

Otimiza o consumo de ar condicionado e, por consequência, há uma diminuição do consumo de energia.

Sua composição é basicamente de sódio e sílica, além de resinas sintéticas. Sua versatilidade é grande, pois é vendida em diversas espessuras, se adaptando a praticamente todos os tipos de ambientes.

Assim como a cortiça, tem uma difícil deterioração e não está sujeita à ação do tempo, bem como de roedores, fungos, bactérias e outras pragas.

Poliestireno

Tem uma boa resistência e por isso é uma alternativa interessante para isolamento térmico. No entanto, é um material cujo potencial se perde com o passar dos anos.

Há duas variações: o poliestireno extrudido e o expandido. O primeiro tem uma boa performance no isolamento térmico, enquanto o segundo não tem toda essa capacidade isolante.

O poliestireno é muito usado em tetos, sótãos e áreas externas do imóvel, principalmente paredes. A versão extrudida é mais resistente à água, mas exige um investimento maior do que a expandida. Já em relação ao fogo, ambas as variedades necessitam de um acabamento extra, feito em cimento ou outro material.

Fibras celulósicas

Produto sustentável, por ser feito a partir da reciclagem de papéis, também pode apresentar em sua composição alguns elementos relacionados ao vidro. Tudo recebe um tratamento químico para dar uma característica extra: a resistência à ação de insetos e ao fogo.

O material cumpre bem o seu papel, mas sucumbe ao contato constante com a água. Sua durabilidade também é ameaçada pelo fato de passar por um processo de redução de volume e solidez.

Mesmo com muitas vantagens, principalmente em relação a determinados tipos de uso, um item se destaca como o melhor material para isolamento térmico: o poliuretano. A seguir, saiba mais detalhes sobre esse componente.

 

Poliuretano: o melhor material para isolamento térmico

O poliuretano é o material mais recomendado para o isolamento térmico. Fonte: Industria de la Goma

O poliuretano se apresenta em forma de espuma quando é usado para isolar ambientes termicamente. Bastante versátil, tem um ótimo custo-benefício e é aplicável tanto em residências quanto em ambientes industriais.

Seu coeficiente de condutividade térmica (k) é bem baixo, o que corrobora a sua eficácia. Seu uso traz uma série de benefícios, que fazem mais e mais pessoas considerarem esse o melhor material para isolamento térmico.

Um deles é o fato de se adaptar bem a baixas temperaturas. Por isso, é frequentemente usado em gôndolas de supermercado, câmaras frias e eletrodomésticos de linha branca, como refrigeradores.

Bastante firme, tem uma boa durabilidade. É também impermeável e não requer manutenções frequentes, em função de sua resistência. Sua instalação não demanda uma grande mão de obra, evitando portanto, transtornos aos moradores ou frequentadores do local.

Por essas razões, você não precisa ter dúvidas: o poliuretano pode ser apontado como o melhor material para isolamento térmico.

Para saber mais sobre esse assunto, confira o conteúdo já publicado e também as atualizações frequentes do site. Clique aqui e entre em contato para saber exatamente como esse componente pode ser útil em sua casa ou empresa.