Central Educativa

Uso do poliuretano como isolante termoacústico para Steel Frame

O Steel Frame é um sistema de construção industrializado, que proporciona uma obra mais rápida e com menos resíduos, já que é feito com placas de aço galvanizado. No entanto, o isolante termoacústico para Steel Frame é muito importante, devido aos materiais utilizados na obra.

Os revestimentos utilizados no Steel Frame, normalmente, são placas cimentícias, placas de madeira ou drywall. Por isso, um bom isolante termoacústico para Steel Frame é essencial e faz parte da construção.

Esse sistema de construção foi desenvolvido em países com alta amplitude térmica, ou seja, onde a variação das temperaturas é bastante alta, sendo que, em determinados lugares, para os quais o Steel Frame foi projetado, a temperatura pode ser negativa e passar dos 50ºC no mesmo dia.

Principais vantagens do poliuretano como isolante termoacústico para Steel Frame

Os materiais utilizados como isolantes térmicos para Steel Frame costumam ser o XPS, EPS, lãs de vidro, PET ou rocha e o poliuretano. As lãs e o poliuretano são os mais utilizados, devido à qualidade. No entanto, o melhor isolante termoacústico para Steel Frame é o poliuretano.

Isso porque, além de ser o melhor para desempenhar cada uma das funções, o poliuretano é o melhor material para desempenhá-las em conjunto. Ou seja, além de ser um excelente isolante acústico, ele é também um excelente isolante térmico, sem deixar a desejar em nenhuma das funções.

Powered by Rock Convert

Como isolante térmico, o poliuretano é o mais indicado, pois possui baixa condutividade térmica, o que diminui a troca de calor entre os ambientes. Assim, se o ambiente estiver quente, perderá pouco calor para o ambiente externo – e bem menos do que os outros materiais. O mesmo acontece quando o ambiente está frio.

Esse melhor isolamento térmico propicia um menor uso de climatizadores, como o ar-condicionado. Como a temperatura se mantém no ambiente, o aparelho precisa fazer menos esforço. Isso, a longo prazo, devido à grande vida útil da construção, traz uma grande economia de energia e de dinheiro.

Outra grande vantagem do poliuretano é o bom isolamento acústico, porque apresenta boa absorção acústica, o que impede que o som interno saia do ambiente, assim como barra ruídos externos.

Esse isolamento acústico é essencial para empresas que precisam de silêncio, assim como para casas que estão localizadas em zonas barulhentas. Já para o caso inverso, o poliuretano também pode ser utilizado em ambientes barulhentos que não queiram incomodar os vizinhos.

A importância do antichama

Um cuidado importante a ser tomado, quando o Poliuretano utilizado em locais com a possibilidade ou risco de incêndio, é a necessidade de utilizar um aditivo antichamas. Apesar de o poliuretano suportar temperaturas de até 370ºC, caso haja um incêndio, o fogo pode se alastrar na ausência deste aditivo, como qualquer outro tipo de produto que não contenha o antichamas.

Você já sabia que o poliuretano é o melhor isolante termoacústico para Steel Frame? Conhecia alguma de suas vantagens? O que você achou deste material? Deixe suas respostas abaixo, juntamente com sua opinião sobre o post e sugestões. Não se esqueça ainda de compartilhá-lo em suas redes sociais!

Powered by Rock Convert