Central Educativa

Cases de sucesso: como o Shimfast® elevou os padrões de qualidade de grandes empresas

O setor industrial e de engenharia no Brasil está crescendo consideravelmente, com cada vez mais investimentos em materiais de qualidade para elevar o desempenho de todos os equipamentos. Peças de grande porte, como turbinas e guindastes, por exemplo, exigem bastante resistência à pressão entre as peças. Já máquinas menores, como motores de carros, precisam lidar com o atrito para minimizar arrastos. E um dos materiais que mais tem contribuído com esse desempenho é o Shimfast®.

Cases de sucesso: como o Shimfast ® elevou os padrões de qualidade de grandes empresas

Caso você ainda não conheça, o Shimfast® é uma resina de preenchimento e fixação utilizada em máquinas e construções de todos os portes. Sua função é absorver a pressão e vibração propagadas através do equipamento, proporcionando maior estabilidade, menor arrasto e máxima eficiência em suas funções. Com esta tecnologia, diversas empresas aumentaram sua produtividade e durabilidade de seus equipamentos mais importantes.

Para esclarecer mais o tema, acompanhe a seguir os principais cases de sucesso do Shimfast® e como ele ajudou a elevar os padrões de qualidade para as maiores empresas do país.

Sirius

Uso do Shimfast® no acelerador de partículas Sirius, em Campinas.

De acordo com o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), localizado em Campinas, o acelerador de partículas Sirius substituirá o UVX em 2019. Ele está em construção desde 2014 e será uma grande atualização para esta tecnologia no país. A tecnologia utilizada no UVX já está obsoleta e o Sirius deve contribuir muito mais para as pesquisas relacionadas no país.

A forma como ele trabalha está relacionada à radiação síncrotron, que é uma forma de se referir à luz, tanto dentro do espectro visível a olho nu quanto fora dele. O que o Sirius faz é manipular estas ondas de radiação na velocidade da luz durante seu trajeto, através de campos magnéticos de alta potência. Ele também será o acelerador de partículas mais avançado de sua categoria em todo o mundo – um grande feito para a ciência no Brasil.

Neste projeto, o papel do Shimfast® está na fixação correta das máquinas de aceleração utilizadas para manter a velocidade e trajetória desejadas dessas ondas, além de evitar que qualquer tipo de vibração externa afete o funcionamento do acelerador. O Shimfast® evita o desnivelamento do Sirius.

Ford

Na maior parte das estruturas de uma montadora de veículos, como nas pontes de rolamento, é importante que o equipamento fique bem estável, pois qualquer vibração ou desvio nos encaixes pode levar a desgastes desnecessários ou mesmo em uma baixa precisão do encaixe das peças. Com o tempo, esses pequenos danos podem causar defeitos no carro, o que aumentam as chances de acidentes e a frequência da manutenção.

Powered by Rock Convert

Para prevenir este tipo de problema para seus clientes, a Ford tem investido cada vez mais em materiais que ajudam a prevenir essas questões. O resultado é um aumento considerável na durabilidade das pontes rolantes, evitando gastos desnecessários com manutenção e também uma grande redução na vibração registrada. Com o aumento de qualidade, outras montadoras tiveram que acompanhar a elevação no padrão do mercado, ou ficariam para trás no quesito de durabilidade e rentabilidade.

Goodyear

O processo de fabricação em massa de pneus exige diversos equipamentos de grande porte. Especialmente para a Goodyear, que atende veículos de maior peso, como caminhões comerciais e mesmo aviões. Desde 1898, a empresa trabalha com o fornecimento de pneus para esse tipo de cliente, o que vem com uma enorme quantidade de exigências e padrões a serem atendidos. Por isso, a grande preocupação com a qualidade da fabricação.

Tanto no transporte da mercadoria quanto em sua confecção e armazenamento, é fundamental que os equipamentos tenham alta durabilidade. Quando qualquer um desses equipamentos sofre algum dano, pode ser que a qualidade do produto final seja comprometida ou que a linha de produção fique parada até que a máquina seja consertada. Isso, naturalmente, pode gerar um grande prejuízo para a fábrica.

Adotando o Shimfast® na maior parte de seus equipamentos, a Goodyear conseguiu reduzir consideravelmente a frequência de manutenção em suas máquinas. Mesmo trabalhando por longos períodos em sua intensidade padrão, elas ainda conseguiam atuar normalmente, pois as altas vibrações do equipamento passaram a ser absorvidas pela resina com maior facilidade. Maior produtividade e menores custos com manutenção, naturalmente, aumentaram a lucratividade da empresa.

Porto de Santos

Graças ao Shimfast®, o porto de santos aumentou bastante sua produtividade
Imagem: Wikipedia

O Porto de Santos, principal porto do Brasil, é um dos maiores polos comerciais do país. Dentro de sua área de influência, estão concentrados 67% do PIB nacional e operam, aproximadamente, 60% do comércio internacional em território brasileiro – um verdadeiro marco para a movimentação de cargas e mercadorias em todo o país.

Naturalmente, esse local abrange centenas de equipamentos e máquinas usados para manter todos os itens circulando na velocidade esperada. Afinal, há prazos de entrega para cada um dos containers que entram e saem do porto. E, para dar conta de movimentar e organizar cada um deles, são necessários vários guindastes industriais, com trilhos para movimentação e alta resistência a pressão.

O Shimfast® também aparece como uma solução para esse tipo de problema. A resina foi aplicada sobre os trilhos e os rolamentos usados na movimentação do maquinário, diminuindo o índice de vibração entre as peças, garantindo maior estabilidade e minimizando danos ao equipamento. E o Shimfast® foi escolhido, principalmente, devido à sua alta durabilidade e resistência a impacto. Como os guindastes se movimentam bastante ao longo do dia e precisam carregar muito peso, o nível de durabilidade da resina, em si, é igualmente importante.

Agora, você já conhece melhor alguns dos cases de sucesso do Shimfast® e sabe como ele pode contribuir com a sua indústria. Se quiser continuar acompanhando nossas novidades e aprender mais sobre este produto, assine nossa newsletter e fique sempre por dentro de nossas novidades!

Powered by Rock Convert