Central Educativa

Tudo sobre o Steel Frame: a casa dos sonhos

O Steel Frame é um sistema de construção inovador que tem se destacado muito nos últimos tempos. Ele é formado, basicamente, por estruturas de aço galvanizado. Essas estruturas são revestidas com materiais como placas de madeira, drywall ou placas cimentícias. Além disso, a construção ainda conta com fechamentos externos e internos e isolamento acústico e térmico.

Além disso, o Steel Frame propicia uma precisão maior nos cálculos. Assim, a sobra de materiais é quase zero, o que diminui os resíduos, deixa a obra mais sustentável e ajuda o meio ambiente. Além de contribuir para que a obra fique mais limpa e seja mais rápida.

Isso é possível porque tudo é feito sob medida. As dimensões dos materiais usados são feitas de acordo com as medidas da construção que são definidas no projeto. Isso também possibilita que as peças já cheguem prontas ao local da obra, evitando cortes e outros processos.

O Steel Frame também é muito utilizado para construir casas, mas pode compor outros tipos de edificações. Assim, quando há mais de um pavimento, a separação entre eles é feita por lajes leves, que são as mesmas estruturas de aço galvanizado, revestidos por placas cimentícias, de madeira ou de outros materiais pouco pesados.

Os prédios construídos com Steel Frame não costumam ser muito altos, devido à estabilidade da estrutura, mas é bastante comum encontrar edificações de até cinco andares, o que pode ser suficiente dependendo da necessidade do cliente. No entanto, apesar de não ser fácil encontrá-los, há edifícios com mais de cinco andares construídos com esse sistema.

Além disso, conforme mencionado anteriormente, essas construções requerem isolamentos térmicos, o que pode ser uma boa vantagem. Esses isolamentos são bastante eficientes, pois esse sistema surgiu em países que possuem grandes amplitudes térmicas. Por isso, essas construções são pensadas para manter a temperatura interna o mais agradável possível.

Mesmo em países tropicais como o Brasil, o isolamento torna-se eficiente. Isso porque, como há menor variação de temperatura interna do ambiente, é preciso menos esforço dos aparelhos de ar-condicionado, por exemplo, para climatizar o ambiente.

Powered by Rock Convert

Em dias quentes, isso representa uma economia de energia considerável, principalmente se contabilizarmos a vida útil da edificação. Em dias mais frios, a temperatura pode ficar mais agradável e oferecer maior conforto.

Esse isolamento térmico é feito com EPS, XPS, lãs de rocha, PET ou vidro e poliuretano, sendo os dois últimos, os mais comuns. Eles normalmente são colocados em forros e em telhados, para assim, terem sua eficácia aumentada.

Dentre outras vantagens do uso do Steel Frame, há o fato de não precisar utilizar água para construir a edificação. Como as peças já vêm prontas, sendo necessário apenas montá-las, a água é dispensada, o que faz esse sistema construtivo ser também chamado de construção seca. Além disso, a rapidez para construir é realmente impressionante. É possível construir uma casa em apenas 15 dias, ou até menos.

Para quem preocupa-se com o risco de incêndios, o Steel Frame é altamente recomendado. Normalmente, o tempo de resistência ao fogo é de 60 minutos, tempo mínimo exigido pelo Corpo de Bombeiros. No entanto, é possível aumentar esse tempo apenas com a escolha de materiais, sendo que esse tempo de resistência pode chegar facilmente a 120 minutos ou até mais. Para amenizar ainda mais o risco de incêndios, utilizar um aditivo antichamas é uma ótima opção.

Assim, o sistema fica totalmente dentro da lei e das exigências básicas dos bombeiros e da ABNT, fazendo dela uma construção totalmente segura.

E o mais importante, o Steel Frame pode tornar-se até mais barato do que outros tipos de construção, já que os materiais utilizados podem ter preços muito em conta. O maior empecilho, na verdade, é encontrar uma mão de obra qualificada, pois essa é a única maneira de ter acesso a todas essas vantagens.

O que você achou do Steel Frame? Cogita esse sistema de construção para uma futura obra? Deixe sua opinião e sugestões nos comentários.

Powered by Rock Convert